Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis




Escola pública não é de graça
 


 

OS MEDÍOCRES TAMBÉM INSPIRAM 

Uma amiga me ligou indignada, queria me convencer a bloquear os comentários maldosos que postam aqui no blog. "Não contribuem com nada, sequer comentam os assuntos abordados nos seus textos, parecem que não estão lendo o que você escreve. É gente desocupada querendo detonar", me disse ela, eufórica. 

Ok, ok. Eu sempre fico com essa dúvida, se devo ou não liberar essas mensagens grotescas. Quando a coisa está muuuuito além do limite, eu apago. O que não me deixa nada feliz, já que, em tese, este deveria ser um espaço totalmente aberto, com total liberdade de expressão. Gente, é um blog na Web!!!! Se não tivermos liberdade total aqui onde teremos???

Já estamos vivendo um momento de demonstrações expressivas contra a liberdade de imprensa. Sim, parece que tem político com saudade da ditadura.

E (olhe o exemplo!) censura aqui na Internet? Melhor não. 

Acontece que essa amiga não é a primeira que reclama. É um pedido recorrente, de gente que me conhece pessoalmente ou não.

Sei que pode ser patético ler agressões descabidas, quando o que se quer é encontrar inspiração, novas possibilidades e experiências.

Por outro lado, (será que estou viajando?!) todas as opiniões são válidas, se considerarmos que expressam a mentalidade que temos por aí, e bem mais próxima de nós do que imaginamos.

O anonimato da Internet serve bem a esse propósito: pessoas que não teriam coragem de (ou não sabem como) expressar seus preconceitos, frustrações, medos e agressividade, têm aqui essa oportunidade, sem precisar se identificar com seus verdadeiros nomes. Podem se comportar abertamente, sem se preocupar com o tal do papel social. Então, exibem em potência máxima o que passa por suas cabeças.

E penso como nos são úteis, para nos lembrar constantemente que tipo de mediocridade temos de combater: na escola de nossos fillhos, no nosso trabalho, na nossa casa.

E quando me veio a ideia deste blog não foi justamente por isso: investigar se nossos preconceitos contra a escola pública procedem. E mais que isso: se o abismo social em que vivemos é necessário.

Então, amigos, paciência com os medíocres, e olho atento às dicas valiosas e muito apreço pelas boas histórias, que são várias.

Tenho convicção: a única maneira de fazer a mentalidade evoluir é agregar a todos. Inclusive os chatos, os raivosos e os frustrados. Até porque, na ignorância em que estamos imersos, eles são até divertidos.

E tudo pode ser inspirador. Até a mediocridade.

  



Escrito por vanessa.cabral às 16h23
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]